Workshop

Workshop

terça-feira, 31 de maio de 2011

Reunião Estadual do Ministério de Música e Artes - 31/03/2001

Amados a paz, segue as fotos da nossa primeira reunião do ministério estadual juntamente com os coordenadores diocesanos.  Logo mais estaremos publicando outras fotos de nossos encontros.

Paz e Fogo




Nyll

Christifideles Laici (OS FIÉIS LEIGOS)

“Exortação apostólica, sobre a vocação e missão dos leigos na igreja e no mundo. PP João Paulo II”.

Queridos irmãos, neste artigo que escrevo , faço menção a um trecho do documento pontifício - Exortação Apostólica Christifideles Laici (OS FIÉIS LEIGOS), que trata sobre a vocação e missão de nós leigos na Igreja e no mundo, do nosso então querido bem aventurado João Paulo II escrito no 11º ano e seu pontificado no ano de 88.
No cap. V que tem como titulo: Para que deis mais frutos, sobre tudo na questão da formação dos fiéis leigos para que haja amadurecimento continuo.
Achei interessante partilhar entre nós artistas em diversas expressões o tema incluso neste capitulo que diz: DESCOBRIR E VIVER A PRÓPRIA VOCAÇÃO E MISSÃO.
O artigo 58 deste documento no parágrafo 4 nos dar caminhos para que possamos sair dos nossos confrontos íntimos e pessoais a respeito de que: como seguir, pra onde ir, o que fazer para servir mais e melhor ou como administrar nossa vida pessoal, familiar na nossa dimensão missionária de servos na igreja Cristã no âmbito católico especificamente no movimento da RCC, onde fomos chamados a servir a Deus na característica MMA.
Este trecho nos descreve que, para poder descobrir a vontade concreta do Senhor sobre nossa vida, é sempre indispensável à escuta pronta e dócil, da palavra de Deus e da Igreja, ou seja, devemos de maneira decisiva e obediente seguir a palavra de Deus sobre o comando daquela que tão bem a interpreta que é a Igreja.
O parágrafo continua dizendo que é preciso nos empenhar na oração filial e constante ao nosso Deus, orarmos a Deus como filhos queridos e amados por Ele, a uma referencia sábia e amorosa direção espiritual, ou seja, a necessidade de buscar nos nossos sacerdotes como representantes da igreja que servimos o discernimento direcionado a nossa missão de evangelizar e de como evangelizar, como vivermos no meio secular com o jeito de ser Cristão, com nossa arte, acima de tudo preservando a pratica dos dons, carismas e talentos que temos recebido do Espírito Santo, no decorrer de nossa entrega a Deus e de nossa caminha missionária, digo até que nossos Grupos de oração foi e é o ponto fundamental da preservação dos dons e carismas que temos recebido na nossa vida de entrega e dedicação a Deus.
Fala também, nas diversas situações em que sempre nos encontramos seja no âmbito social (escola, trabalho Profissional, Família, etc.), no âmbito histórico (Política e os vários acontecimentos seculares coloco aqui mais uma vez a família, etc.).
Portanto, nós do núcleo do MMA, convidamos você a enfrentar todas as dificuldades, que possa vir aparecer ou já esta acontecendo, de irmos em frente, continuando a buscar ao Senhor, através dos Grupos de Oração como também a necessidade de praticamos os dons, pois já provamos que temos talentos.
Vem Espírito Santo!
O que você tem feito para descobrir a vontade concreta do Senhor na sua vida através da Arte?
José Marcos Dionísio
Membro Estadual MMA-SP

Contudo, seja qual for o grau a que chegamos,
O que importa e prosseguir decididamente. Fl. 3,16

quinta-feira, 31 de março de 2011

Música e Artes, Identidade: Carismática Católica

Somos membros de um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana. Tivemos nosso encontro pessoal com o Senhor, dentro da RCC. Portanto, possuímos um jeito carismático e católico de ministrar as músicas, cantar, rezar. Enfim, jamais devemos permitir o arrefecimento de nosso amor à Igreja e a todas as coisas que se referem a ela, especialmente para nós, as músicas de artistas, que como nós, passaram pela experiência de uma nova efusão do Espírito em um Grupo de Oração e, a partir daí, começaram a exercer um ministério na unção e no poder de Deus.
O chamado para nós é que sejamos músicos Eucarísticos e íntimos de Maria. A promessa de Deus é de que ainda não vimos o poder e o impacto que as músicas criadas em momentos com Jesus Eucarístico exercerão em nossos grupos de oração.
Tal promessa é para nós, Músicos Católicos Carismáticos. Não existe a possibilidade dela se cumprir fora da nossa Igreja, pois, ela é para nós. Por isso, que possamos ser dóceis a esta inspiração do Espírito e busquemos o Santíssimo Sacramento e o auxílio da Mãe, como prioridade na vida de oração.
Para sermos íntimos de Maria, é preciso que ouçamos a sua voz. Um dia, em Medjiugórie, Nossa Senhora trouxe a seguinte mensagem: 'Filhos queridos, vos convido à conversão individual. Este tempo é para vocês, porque o meu Filho dileto, sem a vossa cooperação, não pode realizar o que deseja. Filhos queridos, orem a fim de que possam crescer espiritualmente e ficarem mais próximo de Deus. Entrego para vocês as 5 pedrinhas, que representam as armas contra o vosso gigante Golias com as quais poderão vencer qualquer batalha'. Nossa Mãezinha do Céu, mais uma vez nos amando e nos ensinado como chegar ao Céu! As Cinco Pedrinhas são: Eucaristia, Confissão, a Palavra de Deus, ou seja, a Bíblia, o Santo Rosário e o Jejum.
O testemunho de São João Bosco, nos ajudará no entendimento daquilo  que nos manterá firmes e vitoriosos. Em um sonho, ele teve a visão de uma terrível batalha no mar, desencadeada por uma multidão de embarcações, pequenas e grandes, contra um único majestoso navio, símbolo da Igreja. Esse navio, várias vezes atingido, mas sempre vitorioso, era guiado pelo Papa. Ancorou seguro entre duas colunas saídas do mar. A primeira tinha em cima uma grande hóstia onde se liam as palavras “Salvação dos crentes” e na outra coluna, mais baixa, estava Nossa Senhora, com as palavras “Auxílio dos cristãos”. Eis as nossas colunas que nos trazem a segurança, mesmo em um mar agitado: Maria e a Eucaristia.
Que a Vencedora das Batalhas de Deus, Maria, venha em nosso auxílio e nos ajude, com a urgência que os tempos em que estamos requer, a retomarmos a nossa vida de oração e o amor incondicional à Igreja Católica Apostólica Romana.
Maria, mãe da Igreja, rogai por nós.
                                                                      André Antonieti da Silva
Membro do núcleo estadual do MMA-SP

Uma Espiritualidade da Comunhão!

Assim reza o capitulo IV da carta apostólica Novo Millennio Ineunte  escrita por  pp.J.P II, datada em 6 de Janeiro de 2001.

E como fazer isso?

No nº 43 deste capítulo nos diz: É fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão, era e é um grande desafio para este milênio, que tivemos a graça de começa-lo, e diz ainda: Para que possamos corresponder a expectativas deste mundo e se quisermos ser fiéis aos designos de Deus é preciso fazer da Igreja a nossa casa e a nossa escola para a prática da comunhão entre nós.
E para nos artistas, vejo que é propicio aprofundar-mos nesta questão, pois muitas das vezes percebemos que nossas iniciativas concretas não têm promovido uma espiritualidade da comunhão, pois bem sabemos que são varias as realidades a que temos que se adequar, para gerar esta espiritualidade.

Espiritualidade da comunhão significa ter o olhar do coração voltado para o mistério da trindade diz esta carta apostólica, pois habitando á Trindade em nós ela deve ser percebida no rosto dos irmãos ao nosso redor. É sentir o irmão de fé, suas necessidades, caminhar-mos juntos ligados ao Corpo místico desta igreja, levando em conta que o outro faz parte de mim, partilhando entre nós as alegrias e sofrimentos, e sendo assim encontraremos o remédio certo as necessidades que irão surgindo no meio de nós, que por vezes são varias, principalmente na questão de formação e o maior campo de formação vem de onde somos originados e é o que nos vai tornar legítimos, pois somos RCC ou não? e o G.O?. É o grupo de oração que nos forma e que nos torna carismáticos, nos legitima com como Renovação Carismática Católica, assim nos partilhava o coordenador nacional do MMA, Taciano Nascimento no ENF.

Espiritualidade da comunhão gera em nós a capacidade de descobrir no outro ao nosso redor o que há de positivo, e às vezes é tão difícil praticar isto entre nós artistas, pois muitas das vezes criamos em nós uma auto suficiência, que nos impede desta pratica, a pratica de ver no outro o que tem de melhor, valorizar o outro como dom de Deus para nós irmãos, diz carta.

Espiritualidade da comunhão, é ter a sabedoria de criar espaço para o outro, e mutuamente carregarmos os fardos uns dos outros (Gl 6,2) afastando de nós todo egoísmo  que permanentemente gera em nós competições, rivalidades, ciúmes e muitas das vazes nos tornamos suspeitos uns dos outros, por muitas vezes não fazer desta Igreja a escola da comunhão, cada um veio por um caminho,mas hoje estamos reunidos para salvar almas com a nossa arte em todas as suas expressões.

Criemos em nós uma espiritualidade da comunhão, empenhemos nossos ministérios na intenção de que o Espírito Santos continue sendo derramado, e nos convencendo de que a Igreja é nosso palco e o altar eucarístico é o ponto mais alto da comunhão entre nós, pois recebendo Cristo corpo vivo, Ele nos facilitará ver no outro o que há de melhor e fará de nossos grupos de oração um campo de formação continuo e real.

José Marcos Dionísio
Membro do núcleo MMA-SP

Contudo, seja qual for o grau a que chegamos,
o que importa é prosseguir decididamente. Fl 3,16

segunda-feira, 14 de março de 2011

Saudações

Amados, a paz de Jesus, é com muita alegria que iniciamos esse nova canal de comunicação do ministério de música e artes do estado de São Paulo, aqui você encontrara algumas orientações e moções sobre o nosso ministério, orientações da coordenação estadual bem como os nossos eventos. 

Paz e Fogo

Nyll
Membro do núcleo estadual do ministério de música e artes.